Jornal Escolar como ferramenta pedagógica.
O uso do jornal escolar como ferramenta pedagógica tem como principal
precursor o educador francês Celéstin Freinet (1896/1966). Antes dele
existiram outras experiências de jornais estudantis porém vinculado ao
movimento socialista, ainda no século XIX e algumas outras práticas
sistêmicas propriamente escolares.
Mas é com Freinet que a proposta
do jornal escolar e da expressão livre da criança ganham amplitude e
coerência, integradas como peça central do pensamento pedagógico.
Freinet não via muito sentido em deixar os textos das crianças presos
em seus cadernos. Criou então uma nova prática: introduziu uma
impressora em sala de aula para que as produções escritas e desenhos
dos seus alunos ganhassem asas que as levassem além do muro da escola.
A partir daí passou a juntar os textos e desenhos dos alunos que seria
enviado para as famílias lerem. Com essa nova prática,os textos dos
alunos passaram a ter função social real, pois eram publicados e lidos
pelos colegas, familiares e comunidade. Essa visão sistêmica constitui
o pensamento mais profundo até hoje elaborado sobre o jornal escolar e
suas contribuições nos processos de ensino-aprendizagem, e para o
posicionamento da escola na sociedade da informação.
Portanto,
coordenadores pedagógicos e professores, usem essa ferramenta preciosa
incentivando seus alunos a produzir textos; pois a modernidade
necessita de pessoas que saibam comunicar-se !!!
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